QUEM É VOCÊ?
Se lhe fazem esta pergunta você imediatamente recorre a memória para se lembrar da sua formação, experiência profissional, status social, amigos, títulos, posses, etc. Mas isto está longe de definir O QUE de fato você é!
Este seu EU, que “você” considera você, não foi você que construiu, não foi você que escolheu os atributos, qualidades e poderes. Não tem tudo o que você quer. Tem muita coisa que não quer, não pediu. “Veio pronto de fábrica e sem os opcionais que você escolheria”. Este seu EU tem uma série de supostos "defeitos" que você oculta dos outros e até de si mesmo. Não tem opções para mudar algo indesejado para outro item desejado. Você não consegue mudar. Não dá para rejeitar, devolver, reclamar, alterar o projeto. Nada! Está pronto e acabado e você tem que engolir!
SEU "EGO-MOBIL" SEM OPÇÕES DE FÁBRICA |
Quando algum agente público abusa de você, do alto do seu poder autoritário, você nunca protesta ou só o faz pelos caminhos do POLITICAMENTE CORRETOS. Pois bem, me permita quebrar o protocolo e ser politicamente INCORRETO!
O ESTADO é um parasita pesado às nossas costas. Se você fizer as contas, na ponta do lápis e somar os impostos sobrepostos em cascatas, desde o produto cultivado na horta, na fazenda ou minerado, passando pelos processos de transporte, fabricação, estocagem, distribuição e comercialização, vai perceber que sobre o produto final que você compra, incide uma carga em impostos, que ultrapassa os 80% do custo original se não houvesse tal acumulo tributário, o que também eleva o custo de produção em cada processo. E o que o governo lhe dá em troca? Os mais altos e absurdos privilégios para os altos escalões do governo e migalhas para os de fora. E você aceita porque? Porque o seu EU foi programado para servir ao interesse de outros, da hierarquia social.
PENSE BEM SE É VERDADE OU NÃO O QUE EU DISSE.
Agora um detalhe importante, ABSOLUTAMENTE ESTE EU NÃO É CULPA SUA, suas “desqualidades” e elementos faltantes, não são culpa sua.
Mas são uma responsabilidade imposta!
Quem lhe impôs este EU pronto e acabado, com milhares de qualidades indesejáveis foi a sociedade, condicionando-o como se condiciona um animal para uma atividade útil ao homem. Veja bem, não estou culpando ninguém, mas é a realidade social humana.
O mais intrigante de tudo é que você ADORA este seu EU, o idolatra, o defende com unhas e dentes, não admite que falem mal dele. Me desculpe a ironia agressiva, mas quero mesmo impressionar você, quando afirmo que você é o escravo perfeito, que segura a própria coleira com os dentes e se leva sozinho para passear, fazer as necessidades nos locais corretos, dentro do mais normal e perfeito POLITICAMENTE CORRETO!
AUTOCONTROLE - AUTOMANIPULAÇÃO |
Você provavelmente já deve ter tentando reformar, reformatar, recondicionar, alterar características deste seu EU através de dietas, exercícios, cursos, treinamentos, programas, neurolinguística etc. Alguns até conseguiram progressos fazendo esforços descomunais. Mas você não pode negar que a razão de todo este sofrimento se deva ao fato que, COMO TODO MUNDO, em certas ocasiões, SE SENTE INFERIORIZADO, menosprezado, desvalorizado ou não corresponde às expectativas do meio onde está.
VOCÊ NÃO TEM CULPA! Todos nós sentimos isto que a psicologia chama de INCOMPLETUDE.
Você pode continuar tentando se completar, se estiver satisfeito com os breves momentos de glória que suas conquistas nesta área de SUCESSO SOCIAL lhe proporcionam, ou se achar que não vale a pena, continuar nisto que as filosofias orientais chamam de ILUSÃO, ou pode ouvir uma proposta inusitada, não para atender qualquer interesse meu ou de qualquer outro que não seja você mesmo e que sobretudo, NÃO REQUER ESFORÇO.
Antes que você pense que é um pegadinha, uma piada, uma nova religião, ou delírio de um fanático qualquer, me permita explicar primeiro, porque é SEM ESFORÇO.
Você, como qualquer outro, tem muita experiência nesta área de esforço. Pra mudar qualquer coisa no seu EU requer muito esforço e um tremendo sofrimento. Só que o que eu quero informar não é voltado para seu EU. Pois a verdade é que o seu EU, o meu EU, ou o EU de qualquer um, NÃO MUDA! Não adianta mexer com ele.
A IDENTIDADE BOURNE - O EU É APENAS UMA MEMÓRIA
Uma versão antiga integral pode ser vista em: https://www.youtube.com/watch?v=jujWTXjc8mA&t=19s
Você já deve ter assistido a série de filmes “BOURNE”. O primeiro se chamava a IDENTIDADE BOURNE e mostrava uma pessoa transtornada, com uma série da talentos e habilidades, mas que não se lembrava quem era, onde e quando tinha adquirido tais capacidades. Busca desesperadamente encontrar o EU perdido enquanto pessoas desconhecidas o perseguem. Bourne descobre quem o transfigurou e usa as habilidades aprendidas para eliminar quem tinha feito as mudanças no seu EU.
Para entender o que aqui proponho volto ao início e pergunto novamente, não QUEM você é, mas sim “O QUE” você é? E já lhe adianto que você é na verdade muita coisa que ainda não viu, não tem ideia que tinha estes atributos, poderes, qualidades, que vou ORIENTAR para que procure e ache dentro de você mesmo.
Vou ORIENTAR uma busca que SÓ você mesmo pode empreender, dentro de você. Um lugar para onde nunca olhou, ou se olhou só viu seu velho e sofrido EU.
A única forma de ser livre é CONHECER INTEGRALMENTE SEU EU. Isto o neutralizará. Ao ver as próprias incoerências e contradições o EU cessa o conflito interno e serena. Se estabelece internamente a paz e o silêncio. A mente é como uma lente. Enquanto está suja pelos conflitos e sofrimento projeta no mundo esta dor fazendo todos sofrerem. Quando você limpa sua mente das contradições ela passa a projetar luz no mundo.
Para continuar a investigação sobre seu EU, veja as outras matérias deste blog, que se interligam numa sequência lógica.
Wagner Benitez Nogueira
LINK: VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário